Futebol

Trio pelotense não encerrava temporada tão cedo desde 2011

Eliminação do Pelotas finaliza disputas dos times da cidade. DP relembra como foi este ano para Xavante, Fantasma e Lobo, e projeta o futuro próximo

Foto: Carlos Queiroz -

Por Fernando Rascado e Gustavo Pereira

[email protected]

A eliminação do Lobo na semifinal da Copa Tarciso Flecha Negra para o Passo Fundo, no sábado (29), encerrou a temporada do futebol da cidade. Para os torcedores de Brasil, Farroupilha e Pelotas, o ano foi de mais notícias negativas do que positivas. Desde 2011 o trio não finalizava seus compromissos tão cedo; à época, também nos últimos dias de outubro.

Na Baixada, no Fragata e na Avenida, a expectativa é de um horizonte melhor. Os três se encontram em estágios diferentes do planejamento do futuro. Nesta matéria, o Diário Popular relembra o que marcou o ano de Xavante, Fantasma e Lobo. Confira.

Brasil

A esperança do início da temporada logo se transformou em pesadelo para o torcedor do Brasil. A equipe dirigida por Jerson Testoni fez um ótimo Gauchão. Com apenas uma derrota nos 11 jogos da primeira fase, o Xavante avançou às semifinais, mas acabou superado pelo Ypiranga. Neste intervalo, o time decepcionou e causou um grave prejuízo financeiro com a eliminação precoce na Copa do Brasil para o Glória. O resultado deixou de injetar pelo menos R$ 750 mil aos cofres do clube.

Pouco a pouco, desandou o cenário que se desenhava promissor. Problemas administrativos cresceram e passaram a gerar descontentamento do grupo de atletas. Atrasos salariais se tornaram frequentes e minaram o desempenho do time. Com só uma vitória nas primeiras oito rodadas, Testoni foi demitido. O substituto Thiago Gomes conquistou mais três triunfos até a partida derradeira, quando o Vitória ganhou por 3 a 1 e selou o rebaixamento rubro-negro.

Após a queda, o Brasil anunciou desistência da Copa Tarciso Flecha Negra, competição na qual havia confirmado presença e integrava grupo com Pelotas, Farroupilha, Sapucaiense e União Harmonia. Com a certeza de que não entraria em campo nos últimos quatro meses do ano, o clube passou a organizar o processo eleitoral.

Cercado de polêmicas referentes a elegibilidade de membros de uma das chapas inscritas, a corrida para o cargo máximo, oficialmente vago desde outubro de 2021, terminou com aclamação de Evânio Tavares. O anúncio da volta de Rogério Zimmermann, ao lado de nomes como Ricardo Fonseca, Leandro Leite e Luis Fernando Hannecker no departamento de futebol, foi o símbolo do começo da reconstrução. Estima-se o início da pré-temporada na segunda quinzena de novembro.

Fora das quatro linhas, a direção segue negociando com investidores para atrair novos recursos. Além disso, avança para a instalação de gramado sintético no estádio Bento Freitas.

Os números da temporada do Brasil

Jogos oficiais: 33
Em casa: 8V, 6E, 3D
Fora: 10D, 6E
Artilheiro: Thiago Santos (7 gols)

Gauchão: eliminado nas semifinais e campeão do interior
Série C: rebaixado em 18º lugar

Foto: Carlos Queiroz

Evânio Tavares
Presidente


Considero 2022 um ano atípico e de muito aprendizado. No primeiro semestre, obtivemos um excelente resultado no Gauchão, com o título de campeão do Interior, que nos viabilizou a vaga da Copa do Brasil, que por sua vez nos possibilitará um incremento na receita do clube para 2023. Considero que conseguimos os objetivos do semestre. No segundo semestre, com as receitas não fechando com as despesas e com o rebaixamento para a Série D, não tivemos um resultado a contento, mas deixou muito aprendizado e crescimento, tanto pela compreensão no que se refere às quatro linhas quanto à necessidade urgente de reestruturação do clube em todos os departamentos. Para 2023, projetamos um ano de recomeço, onde o clube vai buscar novamente suas origens dentro de campo, com um time competitivo, brigador e com espírito vencedor. Para nossos sócios, teremos grandes novidades. Vamos valorizar cada vez mais os seus esforços em deixar sua mensalidade em dia. Para nossos patrocinadores, vamos proporcionar um retorno tanto de mídia quanto de resultados mais amplos e de fácil mensuração. Acredito em um ano de muitas novidades e de resultados positivos em todas as áreas do nosso clube. Vamos crescer, mas de maneira viável e sustentável”.

Farroupilha

O ano marcou o retorno do Grêmio Atlético Farroupilha aos gramados após duas temporadas sem atividade profissional. O projeto iniciou com Gregory Macedo como treinador e uma equipe formada praticamente apenas por jogadores da região.

O principal objetivo era a disputa da Terceirona, mas antes o clube encerrou um longo jejum de 43 anos sem títulos. O Farrapo foi campeão da Copa Francisco Noveletto, torneio amistoso de pré-temporada. Na decisão o Tricolor bateu o Riograndense por 2 a 1, no Nicolau Fico, levantando a taça na frente da torcida.

O novo projeto parecia estar no caminho certo, mas na Terceirona nada para o clube deu certo. Dentro de campo os resultados não vinham. Somado a isso o técnico Gregory Macedo pediu demissão. No jogo seguinte, o Farrapo levou uma goleada de 7 a 0 para o Bagé. O jogador Iago Padilha foi às redes sociais denunciar um esquema de manipulação de resultados. A investigação segue em andamento. Dentro de campo, o Farroupilha foi eliminado em último no grupo D com apenas um ponto.

Após a competição, o presidente Fábio Costa acertou uma parceria com o mesmo grupo que estava atuando na base do Xavante. Na Copa Tarciso Flecha Negra, com o técnico Marquinhos Carioca e um grupo de jogadores novos, o clube foi até as oitavas de final, quando perdeu para o Monsoon por 1 a 0. Na primeira fase empatou o clássico Far-Pel e venceu Sapucaiense e União Harmonia.

Outro fato triste que marca o ano do Farroupilha foi a morte do seu Guilherme Silva Dias, o Trem, torcedor símbolo do Tricolor do Fragata, em março. Ele estava internado na Santa Casa de Rio Grande e não resistiu às complicações de um AVC.

Os números da temporada do Farroupilha

Jogos oficiais: 10
Em casa: 1V, 1E e 4D
Fora: 1V, 1E e 2D.
Artilheiros: Michael e Luquinhas (4 gols)

Terceirona: eliminado na fase de grupos.
Copa FGF: eliminado nas oitavas de final.

Foto: Jô Folha - DP

 
Fábio Costa
Presidente

Avaliamos positivo o nosso ano. Infelizmente não tivemos êxito na Terceirona, mas conseguimos sim fazer uma boa Copinha com equipes de boa qualidade. Conseguimos chegar até as oitavas de final, competindo com equipes fortes como Pelotas e Monsoon, infelizmente não obtivemos resultados melhores, mas aprendemos muito com esse ano. Temos certeza que no ano de 2023 o Farroupilha vai vir forte”.


Pelotas
O Pelotas iniciou a temporada montando um novo grupo após o rebaixamento no Gauchão 2021. Ainda com Gilmar Schneider como presidente, o clube apostou em um time com vários jogadores que participaram da campanha de acesso do União Frederiquense e Guarany de Bagé. Antonio Picoli assumiu como técnico
A estreia conta o São Paulo, na Boca do Lobo, marcou o retorno da torcida áureo-cerúlea ao estádio após o começo da pandemia. Quando a bola rolou na Segundona o Pelotas apresentou altos e baixos. Em casa ganhava praticamente todos os jogos, mesmo sem mostrar grande desempenho. A falta de bom futebol custou o emprego de Picoli, depois de derrota para o Santa Cruz por 2 a 1, nos Plátanos.
Rinaldo Costa, o Badico, foi contratado para motivar o grupo na reta final da primeira fase e o mata-mata. A mudança não surtiu muito efeito dentro de campo, mas a equipe conseguiu classificar em segundo no grupo B, atrás do Santa Cruz. Em seguida, caiu nos pênaltis para o Passo Fundo, em casa.
A permanência na Segundona por mais um ano resultou em várias mudanças na Boca do Lobo. O presidente Gilmar Schneider renunciou, assumindo Moacir Elias como presidente do Conselho até novas eleições, que devem acontecer em novembro. Em julho, após intensa busca por recursos, o Pelotas confirmou participação na Copa Tarciso Flecha Negra e formou um elenco do zero.
Com Leocir Dall’Astra, o Lobão avançou em primeiro lugar com goleadas sobre Sapucaiense e União Harmonia e empate no Far-Pel. Depois de eliminar Três Passos e Monsoon, veio a nova eliminação diante do mesmo algoz, no último sábado: o Passo Fundo.
Os números da temporada do Pelotas

Jogos oficiais: 24
Em casa: 8V, 3E e 1D.
Fora: 2V, 6E e 4D.
Artilheiros: Vinícius e Itaqui (5 gols).
Divisão de Acesso: eliminado nas quartas de final.
Copa FGF: eliminado nas semifinais.

Foto: Lucas Canez - ECP

 
Gabriel Ribeiro
diretor de futebol

No primeiro semestre fizemos um alto investimento, mas, infelizmente, não conseguimos o acesso. O time vencia, mas não convencia. Dentro da Boca do Lobo foram oito jogos, com seis vitórias e dois empates. Em todas estas partidas não conseguimos empolgar o torcedor. Já no segundo semestre, fizemos um esforço gigante para que o Pelotas jogasse a Copinha. Com um investimento pequeno - 4 vezes menor do que o do primeiro semestre - levamos o Lobo às semifinais da competição. A entrega dentro de campo do nosso time contagiou o nosso torcedor. O título não veio, mas essa equipe resgatou através de sua entrega dentro das quatro linhas a nossa torcida. O time mostrou uma vontade e uma pegada que há alguns anos não se via no Pelotas. Não sei quem será o presidente e nem quem estará à frente do departamento de futebol, mas um bom começo seria manter de 10 a 12 jogadores desse plantel. Claro que, primeiro o clube tem que saber o tamanho do seu orçamento para a próxima competição, mas é fundamental que surjam novas receitas para que o Pelotas possa colocar em campo um time condizente com o que o torcedor espera e merece”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mundial de Padel já está em andamento Anterior

Mundial de Padel já está em andamento

Pogba está fora da Copa do Mundo Próximo

Pogba está fora da Copa do Mundo

Deixe seu comentário